— Fonte: Design Culture —
Olá a todos, hoje trago-vos uma matéria super simples de entender. Tem tanto de simples como de útil para todos os profissionais da nossa área (designers, fotógrafos, ilustradores, web designers…etc). É uma regra que nos pode ajudar no enquadramento de imagem/video para exposições, filmes, design editorial, web, composição gráfica e é conhecida pela “regra dos três terços”.
Há autores que defendem que esta regra evoluiu da chamada “proporção áurea” (também denominada por número de ouro, número áureo, secção áurea, proporção de ouro, que irei aprofundar no próximopost por ser uma matéria complexa e muito importante). A proporção áurea resumidamente é a medida perfeita entre elementos. Estudos matemáticos e geométricos exaustivos realizados pelos nossos antepassados foram testados durante centenas de anos, aplicados na arquitectura, pintura, escultura e também encontrados em vários elementos da natureza.
O que é certo é que está provado cientificamente que quando o ser humano observa uma imagem, os seus olhos prendem-se nos pontos de intersecção desta divisão dos 3/3 e não no centro da imagem como muita gente pensa. Estas linhas de força servem para enquadrar a imagem e ajudam-nos a evidenciar o que queremos destacar através dos chamados pontos de interesse.
Ora, se temos aqui uma ferramenta que nos pode ajudar a criar um “interesse” maior pela imagem porque não a utilizar?
Desta forma deixo-vos a “dica” do que podem fazer nos vossos trabalhos gráficos para que tirem partido desta/s regra/s:
A) Se tiver espaço no plano ou monitor para enquadramento de forma livre segundo os seus critérios, desenhe um rectângulo de ouro com a imagem desse tamanho/proporção e depois através da grelha dos tres terços enquadrem consoante os pontos de interesse.
B) Se o espaço já estiver definido e não for um rectângulo de ouro, limitem-se a dividir a largura e altura por 3 partes, e enquadrem também consoante os pontos de interesse.
Espero ter sido útil, e caso tenham alguma dúvida, por favor não hesitem em me contactar.
Muito obrigado em nome de toda a equipa Design Culture.